PortfólioAtuaçãoPublicações e Bate PapoClientes

quinta-feira, 11 de junho de 2009

( ! ) Marketing na Academia


Esses dias me perguntaram qual é a minha opinião a respeito do ensino acadêmico voltado ao Marketing. Não me lembro exatamente o que eu respondi naquela hora, mas agora com tempo ocioso me faz estruturar melhor minha resposta.

Acredito que o mercado de trabalho na área de comunicação é carente de profissionais capacitados, não só em marketing, mas também como qualquer outro segmento comunicacional, o que faz com que isso também seja refletido no meio acadêmico; contudo, marketing ainda está muito mal assessorado academicamente.

Em pesquisa realizada por um profissional da área apresentada em recente encontro da Ampro, identificou-se que há 443 cursos superiores de Publicidade e Propaganda, 341 de RP e, aparentemente apenas um de Marketing Promocional em todo o Brasil.

A respota para a pergunta em questão é simples: o mercado está pedindo Marketing Promocional, Trade Marketing, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing de Incentivo, Green Marketing, Marketing Direto, Marketing Social, Mobile Marketing, Marketing de Atitude, Content Marketing, etc... enquanto academicamente os alunos estão aprendendo os 4 P´s.

A maior parte das grades curriculares acadêmicas estão ainda enfatizando à propaganda, ensinando os alunos a criar campanhas publicitárias convencionais e moldadas - atendimento, planejamento, mídia e criação e ignoram toda essa avalanche de novas técnicas e ferramentas.

Sei que a mudança de grades curriculares é um procedimento complexo, mas a mudança do ensino e de docentes não pode ser tanto assim. Enquanto isso, o mercado e os discentes continuam na espera.

Um comentário:

Unknown disse...

Rogéria,
Fiquei contente de ver seu blog e tamanha capacidade que vc tem.
Quanto à matéria que vc escreveu, gostaria de dizer que graças a algumas mudanças curriculares, nosso aluno vai chegar a ver os marketings que vc mencionou, porém, não só na disciplina de marketing, mas também em comunicação (que no caso é a minha). Mas de qualquer forma, parabéns!
Um abraço,
Larissa Trindade